Tanzânia – Nova Constituição com Participação Direta do Povo

Desde ano passado, grupos distritais, organizações da sociedade e ex-governantes opinam sobre como devem ser legislação, estrutura da gestão e políticas públicas do país africano.

No forno da Tanzânia, uma nova constituição começa a ser cozinhada e, para sua elaboração, o país está empregando um modelo inovador – a participação direta do povo. A proposta é a criação de um documento preparado literalmente com a voz de todos. E, para isso, um extenso trabalho deu-se início em julho de 2012. Espalhados pelas ruas, vales e vilas, diferentes comitês de pesquisa estão recolhendo nos quatro cantos do país sugestões, ideias e reclamações para a formação das novas leis do país. Todos devem ser ouvidos, tudo deve ser considerado. A nova constituição traz a democracia aplicada no sentido literal da palavra.

Ler

About Giorgio Bertini

Director at Learning Change Project - Research on society, culture, art, neuroscience, cognition, critical thinking, intelligence, creativity, autopoiesis, self-organization, rhizomes, complexity, systems, networks, leadership, sustainability, thinkers, futures ++
This entry was posted in Participation, Politics and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s